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Adequação para integração via API bancária

Para aqueles clientes que forem utilizar a integração bancária via API, algumas alterações na forma de cadastrar os clientes devem ser observadas. Vamos passar detalhadamente por todas elas neste tutorial.
Incluímos 2 novos cadastros para compor parte das exigências dos bancos quanto ao uso das APIs, sendo:

  • Órgãos: Antes o campo para o órgão era de texto livre. Mas agora precisamos seguir o padrão de códigos exigidos pelo banco.
  • Tipos de Benefício: Também incluímos o cadastro de tipos de benefícios para permitir a utilização padronizada em qualquer banco.

Com essas mudanças, o usuário não precisará ficar decorando as regras para cada banco. Basta seguir os padrões do Fast e deixar o resto do processo para o próprio sistema realizar. Esta primeira atualização basicamente altera apenas a forma de cadastrar clientes, que é o centro de todo o processo das APIs.

Cadastro de Órgãos

Acesse CRM / Órgãos

Acesso ao menu de cadastro de Órgãos

Utilize os campos de filtro para verificar se o Órgão já foi cadastrada antes.

Clique no Botão novo para abrir o formulário de cadastro.

Cadastro de Órgãos

O formulário de cadastro de Órgãos possui todos os campos necessários para a maioria dos bancos. Basta informar qual é o convênio e o nome. Os códigos das APIs serão parametrizados por nossa equipe.

Cadastro de Tipos de Benefícios

Acesse CRM / Tipos de Benefícios

Acesso ao menu de cadastros de Tipos de Benefícios

O cadastro de Tipos de benefícios deve ser utilizado sempre que as regras do banco exigirem. O Fast permitirá que o cadastro do cliente seja feito sem essa informação, porém o banco pode negar o cadastro a depender das regras do convênio/órgão.

Utilize os campos de filtro para verificar se o Tipo de benefício já foi cadastrada antes.

Clique no Botão novo para abrir o formulário de cadastro.

Tela de cadastro para o Tipo de Benefício

Vamos agora ver o que mudou no cadastro de clientes. Veja abaixo como ficou simples adaptar ao novo cadastro.

Cadastro de Tipos de Benefícios

Não tivemos nenhuma mudança na aba “Dados cadastrais” do cliente. A única mudança necessária para o vendedor / operacional ficou na aba “Matrículas”, onde são informados todas as matrículas/benefícios do cliente.

Foi incluído 3 campos para escolha das informações. Sendo: Convênio, Órgão e Espécie.

Alteração do cadastro de cliente

As informações devem ser preenchidas na sequência em que são exibidas na tela. Informe o CONVÊNIO para que o sistema possa exibir apenas os órgãos pertencentes a este. O campo Espécie só será necessário se o banco exigir nas regras do convênio.